quarta-feira, 2 de abril de 2014


O que você precisa saber para cultivar samambaias

Segundo o botânico Paulo Labiak, as samambaias formaram as primeiras florestas do planeta. Aprenda com ele a simples forma de cultivá-las para tê-las sempre belas.




Luis Gomes
01-o-que-voce-precisa-saber-para-cultivar-samambaias

Local
A maioria das espécies prefere ambientes de meia-sombra. “Mas podem receber o sol da manhã, que é menos forte e faz bem”, diz Paulo. Outro cuidado é não expô-las a ventos intensos. “Isso acentuaria o processo de desidratação, além de machucar as folhas”, avisa.
Rega
Quando as samambaias estão totalmente protegidas do sol, duas regas semanais no solo são suficientes – caso não, acrescente mais uma. “A quantidade certa é aquela que não deixa a água acumular no recipiente coletor”, ensina o botânico. Nas folhas, opte apenas por borrifar o líquido.
Adubação
Vasos novos, com menos de um ou dois anos, não requerem fertilização. Mas, depois, sim. Pequenas quantidades devem ser adicionadas todos os meses – seguindo as instruções do fabricante. “Os orgânicos são uma boa pedida. Oferecemos nutrientes necessários”, lembra o profissional.
Poda
As mais populares – como a renda-portuguesa, avenca e chifre-de-veado – não precisam de poda para se desenvolver. Porque crescem rapidamente e trocam sua folhagem todos os anos. Quando as folhas ficam velhas, se tornam amarelas. Retire-as para as novas nascerem.
Doenças
Paulo diz que raramente elas são atacadas por fungos e insetos. “Os problemas corriqueiros capazes de causar a morte estão relacionados ao local, à falta de água ou nutrientes.” Se você perceber que a sua samambaia não está saudável, verifique esses três fatores e tente corrigi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário